Luiz Schwarcz, editor da Companhia das Letras, comenta o tema do momento: o sefl-publishing, no blogue da Companhia das Letras:
"O tema mais discutido no momento no mercado editorial, principalmente nos Estados Unidos, é o self-publishing:
as publicações digitais feitas diretamente pelos autores, sem a
participação de qualquer editora. Em português, podemos chamá-las de
“edições independentes”, ou “auto-edições”, numa tradução mais literal.
Recentemente, o jornal inglês The Guardian divulgou que 28% dos livros da lista de mais vendidos do New York Times eram oriundos do tal self-publishing.
Do jeito que a coisa vai, não tardarão as matérias sobre a “morte dos
editores”, manifestações e movimentos, tipicamente americanos, por no-publishers ou algo do gênero.
Acho que o tema dá o que pensar e vale ser tratado com a maior
isenção possível.
O sucesso extraordinário de livros que surgiram de auto-publicações como Cinquenta tons de cinza (traduzido e lançado no Brasil pela Intrínseca), ou Toda sua (em breve nas livrarias brasileiras pela Editora Paralela), tem agitado o mercado editorial."
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