terça-feira, 22 de maio de 2012

de onde veio e por onde anda a nossa língua portuguesa?


  
A história da língua portuguesa é a história da sua evolução desde a origem, no noroeste da península ibérica, até ao presente, como língua oficial falada em Portugal, no Brasil e em vários países de expressão portuguesa. Em todos os aspectos – fonético, morfológico, léxico e sintáctico – o português é essencialmente o resultado de uma evolução orgânica do latim vulgar trazido por colonos romanos do século III a.C., com influências menores de outros idiomas.

O português arcaico desenvolveu-se no século V d.C., após a queda do Império Romano e as invasões bárbaras, como um dialecto românico, o chamado galego-português, que se diferenciou de outras línguas românicas ibéricas. Usado em documentos escritos desde o século IX, o galego-português tornou-se uma linguagem madura no século XIII, com uma rica literatura. Em 1290 foi decretado língua oficial do reino de Portugal pelo rei D. Dinis I. O salto para o português moderno dá-se no Renascimento, sendo o Cancioneiro Geral de Garcia Resende (1516) considerado o marco do seu início. A normatização da língua foi iniciada em 1536, com a criação das primeiras gramáticas, por Fernão de Oliveira e João de Barros.

A partir do século XVI, com a expansão da era dos descobrimentos, a história da língua portuguesa deixa de decorrer exclusivamente em Portugal, abrangendo o português europeu e o português internacional. (Wikipedia)

Acordos (e tentativas de acordo) ortográficos:

1911 – primeira grande reforma ortográfica adoptada em Portugal, não extensível ao Brasil.
1931 – primeiro Acordo Ortográfico aprovado entre Portugal e Brasil.
1943 – Convenção Ortográfica que deu origem ao "Formulário Ortográfico".
1945 – Convenção Ortográfica Luso-Brasileira, mas cujo resultado afinal só é tornado válido em Portugal.
1971 a 1973 – ajustes feitos em Portugal e no Brasil para reduzir as divergências ortográficas que persistiam.
1975 – projecto de Acordo, não aprovado oficialmente, por razões de ordem política, entre a Academia das Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras.
1986 – no Rio de Janeiro, o primeiro encontro, na história da língua portuguesa, de representantes não apenas de Portugal e do Brasil, mas também dos cinco novos países africanos lusófonos emergidos da descolonização portuguesa.
O Acordo fruto desse encontro ficou inviabilizado pelas fortes reacções contrárias, sobretudo em Portugal.
1988 – Anteprojecto de Bases da Ortografia Unificada da Língua Portuguesa.
1990 – Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa, visando instituir uma ortografia oficial unificada para a língua portuguesa. Este Acordo não encontrou consenso, sobretudo em Portugal, gerando grande contestação, havendo mesmo quem tenha afirmado a inconstitucionalidade do Tratado.


Para uma informação mais pormenorizada, veja o Observatório da Língua Portuguesa, e o Portal da Língua Portuguesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails