terça-feira, 4 de maio de 2010

e pensar que, não faz muito tempo, os livros eram compostos assim...

Depois que os Chineses introduziram na Europa o papel e a xilogravura, o caminho para o surgimento da tipografia estava aberto. Do emprego da xilogravura, que data de inícios do século XV, para o procedimento tipográfico foi um passo.
O primeiro objectivo da mecanização tipográfica, além da concorrência com a indústria de manuscritos, era evitar a incidência de erros tal como havia nas reproduções manuscritas, intenção sempre contrariada pelos frequentes e inquietantes acidentes de impressão, de modo que uma página, linha, palavra ou letra podiam sair impressos de forma diferente em exemplares distintos.
Hoje, com todos os recursos proporcionados pela tecnologia informática, esta padronização e qualidade de impressão atingiram o seu mais alto nível, eliminando do processo qualquer vestígio do seu passado artesanal, cujo produto, falível e diferenciado, adquiriu hoje um outro estatuto, de carácter artístico, ocupando um pequeno (mas nem por isso menos importante) nicho num mercado massificado e voraz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails