Enquanto - por não querer me adiantar aos editores - não posso comentar livros que revi nos últimos tempos, e que estão no prelo, trago um interessante texto de contracapa da edição da Almedina, Ensaio sobre tipografia, de Eric Gill (1882-1940), designer tipográfico e criador da fonte Gill Sans (a minha preferida...). Objeto irresistível para os aficionados, esta tão bem cuidada edição portuguesa baseia-se na versão fac-similada da editora Lund Humphries, publicada pela primeira vez em 1988.
"O tema deste livro é a Tipografia, e a Tipografia tal como é influenciada pelas condições do ano de 1931. O conflito entre industrialismo & os antigos métodos dos artesãos, que deu origem à confusão do século XIX, está agora a aproximar-se do fim.
Mas embora o industrialismo tenha agora conseguido uma vitória quase total, as artes manuais não estão mortas, & não podem ser radicalmente extintas, porque satisfazem uma necessidade inerente, indestrutível e constante do ser humano.
Os dois mundos podem ver-se, um ao outro, como diferentes e sem recriminações, reconhecendo ambos o que há de bom no outro - o poder do industrialismo, a humanidade do artesanato. Já não há justificação para a confusão de objetivos, incongruência de métodos ou hibridismo na produção; cada um dos mundos pode deixar o outro tranquilo na sua própria esfera.
Que o industrialismo tenha, ou não, 'vindo para ficar' não é questão que nos interesse, mas o artesanato acompanhar-nos-á sempre - como os pobres. E os dois mundos são agora completamente distintos. O trabalho de imitação de 'obras de época' e o comércio do artesanato de imitação estão, por certo, condenados. Os critérios das artes manuais são tão absurdos para a indústria mecanizada como os critérios mecânicos o são para o artesão.
A aplicação destes princípios à feitura de letras e de livros é a matéria principal deste livro."
Ensaio sobre tipografia
Eric Gill
166 pp
Introdução de Luís Ferreira
Tradução de Luís Varela
Revisão científica de Guilhermina Mota
Edições Almedina
Abril de 2003
Outras publicações afins:
Manual tipográfico de Giambattista Bodoni
João Bicker
148 pp
Edições Almedina
2001
A Forma das Letras - um manual de anatomia tipográfica
Maria Ferrand e João Manuel Bicker
66 pp
Edições Almedina
2000